Header Ads

Choveu antes do dilúvio

Diluvio

Pastores, em geral, pregam que o dilúvio foi a primeira vez que houve chuva sobre a terra. Para tanto, utilizam-se da passagem de Gênesis 2:5-6, que diz:

Genesis 2:5-6: não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

Esse é um exemplo de como as pessoas não compreendem os textos bíblicos. A coisa é simples, mas para poder fundamentar uma outra passagem mais adiante, modificam o sentido dos versos.

Os versículos de Gênesis expressam claramente que, logo após a criação da Terra, nenhuma planta havia. Isso por dois motivos:

1 – Não havia quem plantasse
2 – Não havia chuva

O texto termina citando um certo vapor que subia da terra e a regava. Porém, esse vapor não podia fazer plantas crescerem, como está escrito. Quem estudou um pouco de portugês e tem bom senso, entende claramente.

Como sabemos, após a criação do homem, houve um jardim. Caim, filho de Adão, era lavrador e, em certo momento, ofereceu frutos em sacrifício a Deus. Noé fez a Arca de madeira. Vemos então que plantas nasceram sobre a terra.

Lembremo-nos que haviam dois requisitos para que as plantas nascessem: lavrador e chuva. Também vamos nos lembrar que o vapor não tinha capacidade de fazer plantas crescerem. Dessa forma, está claro que teve de haver chuva antes do Dilúvio. Pura questão de interpretação de texto. Cuidado que essa pode cair no vestibular.

Agora que essa questão está resolvida, vem outras:
  • Se Deus criou as plantas no dia 3, por que após o dia 7, depois de criar toda a Terra, o texto de Gênesis diz que não havia plantas?
  • Por que, após o dia 7, diz que não havia quem plantasse, se Adão foi criado no dia 6?
  • Por que quando Deus cria o homem no capítulo 1 ele fala com esse homem no plural, como se existisse ali mais de uma pessoa?
  • Por que, logo após criar o homem, Deus o manda se multiplicar e encher a terra se, segundo a crença cristã, Deus só pensa em criar a mulher algum tempo depois?
  • Para finalizar, por que Deus volta a criar o homem no capítulo 2? Será que o outro tinha vindo com defeito?

Aguarde os próximos artigos.

62 comentários:

  1. Rapaz vc ta precisando ler mais a biblia vou responder sua perguntas aqui agora...

    1- R: Cristãos crêem que Deus criou todas as coisas perfeitas e acabadas.até ai tudo bem mas quem iria regar as plantas para que elas se desenvolvessem? Deus criou o homem para que cuidasse da natureza. Ou você não vê como o mundo esta hj por causa do homem? Deus criou as plantas digamos uma árvore mas digamos se não houve chuva nesse periodo quem cuidaria dela? O homem recebeu essa função.

    2- R: por favor me mostre em qual capitulo e em qual versiculo isso esta escrito...

    3-R: isso porque Deus é um, mas sua essencia é em 3 pessoas: PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO (a santíssima trindade)

    4- R: vc esqueceu de ler o que Deus falou quando fez o homem e a mulher (gensesis 1:27)
    entre os cristão ha os que crêem que Deus criou o homem e depois Deus fez a mulher e ha os que acreditam que no mesmo dia Deus fez os dois...Mas na minha opinião eu acredito que foi no mesmo Dia que Deus fez o homem e a mulher, mas em um tempo diferente por exemplo: homem a manhã e a mulher a tarde algo desse tipo (lembrando que isso é um exemplo)

    5- Para finalizar, por que Deus volta a criar o homem no capítulo 2? Será que o outro tinha vindo com defeito?
    R: creio eu que essa é a pergunta mais fácil de se resolver... No ínicou do capitulo 2 olha o que esta escrito: Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.(genesis 2:04)
    Nesse capitulo 2 apartir do versiculo 4 Deus conta novamente como cada coisa foi criada e inclusive fala sobre como era o jardim que Deus havia feito...

    Antes de fazer perguntas leia a biblia e procure ler as sagradas escrituras pedindo a Deus entendimento porque, uma coisa eu sei quando uma pessoa pega texto da biblia sem contexto é pretexto pra heresia na certa.
    Obrigado e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vejo que vc não intende e nada da Bíblia, pra começar quando Deus criou a terra ele fez nela um jardim do éden onde era perfeito, os frutos davam por si só... Quando andao e Eva pecam deus os amaldiçoa e aí ele disse: do teu próprio suor terá que planta... Ou seja dali pra frente eles teriam que fazer alguma coisa, e mais onde na Bíblia fala sobre Trindade??? Mi diz o capítulo e versículo que diz sobre um deus triênio???? Existe Deus, deus, Espírito Santo...tem que ler mais um pouco amigo a Trindade e uma idéia criada por pessoas ela,única existiu, são Pai Filho, Espírito Santo (força ativa de deus)não são uma só pessoa como diz a Trindade, obrigado...

      Excluir
    2. Putz... como tem gente burrrra...
      Não sabem nem escrever como vão entender alguma coisa com bom senso???

      Excluir
    3. Vejo que a vontade de criar questionamentos entre vocês é muito grande, mas não tem nada de difícil entendimento aí. Vamos lá? Se Deus criou tudo em 6 dias como ele poderia ter criado o homem e a mulher depois do sétimo? No capítulo 1 vrs 26, 27,28 Deus nos conta que fez os dois gêneros, no capítulo 2 Ele nos conta como foram feitos, só isso. Deus vos abençoe!!!

      Excluir
    4. Perfeito!!! Esta é a leitura correcta, primeiro disse que criou! Depois como criou. Só faço uma observação, responda se puder: porque Deus Deus quando criou Eva foi da costela (carne de Adão) e não do barro? Na leitura que faço entendo que antes houve uma mulher criada do barro junto com Adão! Até porque ele (Adão) disse, "esta sim, é osso dos meus ossos" Gen.2, isso indica que conforme narrado anteriormente, houve a criação de homem e mulher do pó, segundo a semelhança de Deus, mas e Eva que foi da costela de Adão que aprovou dizendo agora sim!! ?

      Excluir
    5. Oi, não deixa eu te explicar: quando Adão fala: "essa assim" ele está falando pq Adão nomeou todos os animais e logicamente todos os animais tinha um par para se reproduzir: um cachorro, uma cadela, um passarinho macho e uma femea. Todos os animais, menos Adão, tanto que no versículo 20 do cap 2 a Bíblia diz: "Deu o homem a todos os animais domésticos,às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem todavia, não se achava uma facilitadora que lhe fosse idônea" idônea significa adequado, próprio ou que convém perfeitamente. Então quando Adão diz essa sim é pq ela era sua cara metade, não era igual aos animais que ele nomeou que não se pareciam com ele, entendeu? Sobre o fato de por que Deus não a fez do pó igual com Adão, aí só Deus sabe, talvez seja pq Eva era a auxiliadora ou pq Adão já existia. Disso meu amigo só Deus sabe, mas sobre a questão do "essa sim" eu espero ter te esclarecido. Então só recapitulando: o homem e a mulher que Deus criou no versículo 27 do cap 1 é realmente Adão e Eva

      Excluir
    6. Creio que quando temos a matéria prima,não precisamos fazer tudo de novo. Ele já havia feito o homem e dele criou a mulher.

      Excluir
  2. O texto não diz que não havia plantas e sim que não havia ervas no campo.
    Adão e Eva não precisavam lavrar a terra no Gênesis encontramos que subia um vapor da terra que regava as plantas.
    E que o jardim era regado pelo rio.
    Não vi contradição alguma.
    Porém contudo digo que feliz será o que crê sem nada ter visto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é eu acreditava em papai noel e coelhinho da pascoa sem nunca ter visto,isso quando tinha 5 anos de idade.

      Excluir
    2. Pois é eu acreditava em papai noel e coelhinho da pascoa sem nunca ter visto,isso quando tinha 5 anos de idade.

      Excluir
  3. Deus criou as plantas digamos uma árvore mas digamos se não houve chuva nesse periodo quem cuidaria dela? O homem recebeu essa função.

    esa foi dificil de entender...
    Ele é ninja pra cuidar de todas as plantas?
    vc parece tambem nao entender muito.
    Todos sabem que a biblia tem contradiçoes
    ao menus os que estudam como estudiosos nao como "Fanaticos" Creio em deus sim mas confesso que determinadas partes sao estranhas, um momento que acho estranho eh. so havia a familia de adao, caim se nao me engano foi expulso e foi para uma vila.
    como essa vila foi parar la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra pergunta originando da sua. Como Ninrod sendo Neto de Noé, suponhamos que foi de autoria dele a primeira ordem mundial. Como ele arrumou tanta gente pra trabalhar pra ele na Torre de babel. Sendo apenas duas gerações depois de Noé. Cam e seu filho Ninrod?

      Excluir
    2. Os homens viviam muitíssimos anos, Caim viveu muito tempo com medo do castigo de Deus e sozinho. Certamente esse vilarejo já deveria estar povoado pela descendência de Adão e Eva que estavam povoando a terra. Se vc não acredita na Bíblia peça discernimento para o Espírito Santo de Deus que ele lhe dará! A Bíblia diz: “Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!” João 20:29 🙌🏼

      Excluir
  4. Eu creio que o Homem era meio "ninja" sim, com uma capacidade muito acima da que temos hoje, tanto que Deus trouxe a ele os animais para que ele lhes desse nome. Além do mais, antes da queda a crição não produzia cardos e espinhos, cf. Gn 3, portanto, não dava assim tanto trabalho. O homem passou a ter que literalmente suar a camisa depois do pecado. Leia os primeiros capítos do Genesis com um pouco de atenção qe os mistérios se desfazem.

    ResponderExcluir
  5. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
    E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
    E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
    Gênesis 2:8-10

    Versículo 15 diz:
    E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
    Gênesis 2:15

    Acho que essas referências esclarecem quem plantou as primeiras árvores e como eram irrigadas.

    Deus abençoe!

    Jefferson Vilela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exceto o homem chamado Adão tudo que Deus criou ele usou na Bíblia criar como tradução da palavra -BARA- o que significa criar do nada!
      Já com homem a palavra foi façamos no plural
      Disse Deus: façamos o homem à nossa imagem e semelhança.
      Gênesis capítulo 1 versículo 1
      No princípio criou Deus- ELOHIM -os céus e a terra
      A palavra ELOHIM o que significa o plural feminino de Deus do hebraico também em outras partes é atribuída aos anjos
      A tradução da Bíblia em português não foi dois originais grego koine e hebraico ou aramaico mas foi traduzida do francês do inglês e do holandês portanto não haviam palavras que poderiam ser traduzidas para o português então foram usadas palavras com significados próximos para expressar o que Deus queria dizer isto chama-se antropomorfismo
      Deus falando na linguagem dos homens
      este exemplo pode ser dado quando Deus disse que se arrependeu de ter feito o homem do momento em que ele pecou quando no novo testamento está escrito Deus não é homem para que se arrependa
      Quando Deus diz que arrependeu-se Deus de ter feito o homem, não existe uma palavra em português que seja traduzida do hebraico para dar tradução a esta palavra então foi usado o termo mais próximo em português
      Isso não quer dizer que a Bíblia se contradiz ou está errada
      as palavras podem não ter tradução mas a mensagem da salvação e do senhorio de Jesus Cristo sobre nossas vidas não se contradiz o que acontece são erros de tradução e ortografia que nos últimos 50 anos já mudaram três vezes na língua portuguesa
      Eu nasci no ano de 1957 e meu nome se chama CÉUMAR , com acento da letra e para ter o som aberto como se escreve simplesmente a palavra CÉU, pois se ué fosse fechado teria que haver o acento circunflexo, CÊUmar,hoje meu nome não poderia ser registrado desta forma pois estaria errado fora da ortografia portuguesa vinculada a tradução universal para internet
      Quando eu nasci meu nome era oxítono, mesmo sendo a letra é acentuada (É), na segunda mudança de ortografia prevaleceu a palavra sendo oxítona hoje o meu nome tem a terminação com a letra r o que obriga ser oxítona se tiver que ser paroxítona aí terá que ser acentuada como o meu nome do original
      Nem por isso eu passo a me chamar "Selma", de forma paroxítona
      Precisamos conhecer um pouco sobre a língua portuguesa acém como saber fazer a exegese do grego koinê e do hebraico assim como do aramaico também pois só desta forma poderemos compreender melhor e com detalhes sobre a tradução da Bíblia
      Outro sim que Deus dá um se preocupa com certos detalhes nem em mesmo provar a sua existência porque é pela fé que somos salvos e bendito aquele que creu e não viu do que aqueles que viram a Cristo, sendo seus próprios, irmãos e vizinhos e não creram!
      Tem um versículo que você se esqueceu de ler que diz:
      Errais não conhecendo as escrituras e a palavra de Deus...

      Excluir
  6. não é o que a biblia nós apresenta.Deus abençoe

    ResponderExcluir
  7. NÃO - Gn2:5 não fala da d toda a terra, somente jd do Édem que acabara de ser plantado

    SIM - Não houve chuva até o dia que iniciou o dilúvio. Gn2:10 explica que nascia um rio que irrigava toda a terra, após se dividia em quatro outros rios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos os processos fisico/químicos que explicam a o processo da chuva e fotossintese nao existiam antes do dilúvio passou! Me poupem! Seus fanáticos!

      Excluir
    2. Ainda não existia a condensação de chuva estava, estava na era pós glacial, apenas fazia névoa até que chegou o dia que o clima foi mudando e não mais fazia névoa que se condensou e caiu tudo de uma vez no planeta durante 40 dias e 40 noites.

      Excluir
  8. Meu Caro,
    A Bíblia é a Palavra de Deus e nela não há contradições, peça orientação a Deus e estude-a com fé, Ela fala de salvação e de modo categórico afirma que aquele que não nascer de novo não verá o Reino de Deus. Aceite a Jesus como seu Salvador Pessoal e O Senhor Deus o capacitará a entender a Sua Palavra.

    ResponderExcluir
  9. Todos falaram o de sempre e nunca explicam algo com relevancia, a não ser que o autor do artigo tem de aceitar a Jesus como seu salvador pessoal. Francamente, pense se isto fosse a solução para tudo? Simplesmente ainda estariamos acreditando que a Terra é o centro do universo. (rs) Brincadeiras a parte, agora respondam isto: A Bíblia é bem clara quando diz que Deus criou tudo para durar eternamente. (Eclesiastes 3:14) e homem só veio a morrer porque desobedeceu, isto é pecou contra Deus (Romanos 5:12) Então como explicar que o homem foi expulso do Édem para não comer da Árvore da Vida afim de que ele vivesse para sempre? (Gên. 3:22-24, o termo hebraico traduzido 'para sempre" significa literalmente viver "por tempo indefinido") Significa que ele morreria de todo modo, caso ele não comesse desta árvore? Então, o apóstolo Paulo se enganou que a causa da morte era o pecado?

    ResponderExcluir
  10. Levando pela lógica,Adão passou muitos anos cuidando das plantas, dando nomes pra elas, pros animais sozinho, sua companhia era Deus . Foi quando o próprio Senhor quis lhe dar uma companheira pois todos os animais tinham as suas.
    Outra coisa, eu não acredito que não ouve chuva antes do dilúvio. O Espírito Santo repousava sobre as águas....havia céu e terra, será que não havia núvens ainda? Mudou o jeito de funcionar? A água evaporada vinha por debaixo da terra em vez de chuva? ( Escreva quem quiser, leia quem souber e só o bom entendedor entende.

    ResponderExcluir
  11. ''29 O que o meu Pai me deu é maior do que todas as outras coisas, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai.
    30 Eu e o Pai somos um.” JOÃO 10.29,30
    O Pai e o Filho São Uma Só Pessoa?

    Certamente, há coisas difíceis de entender nas Escrituras, mas devemos ter cuidado para não deturpar a verdade para a nossa destruição. Mesmo se alguém enfrentar alguma dificuldade em explicar o que a Bíblia diz, jamais devemos contradizer a palavra do Senhor. A Bíblia claramente ensina que o Pai e o Filho são duas pessoas distintas. Vamos considerar alguns exemplos deste ensinamento bíblico que nos levam a rejeitar a doutrina unicista.

    Jesus veio do Pai e voltou ao Pai (João 16:28). Este comentário de Jesus é um de vários que mostram uma distinção. Ele estava em um lugar (na terra) enquanto o Pai estava em outro (o céu).

    Jesus e o Pai dão o testemunho de duas pessoas. Qualquer doutrina humana que nega a palavra do Senhor precisa ser totalmente rejeitada. A doutrina unicista invalida os argumentos de Jesus no evangelho de João e deve ser rejeitada. Considere o que Jesus disse:

    “Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim” (João 8:16-18).

    “Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que dá de mim. . . . O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim” (João 5:31-37).

    Pessoas ouviram a voz de Jesus sem ouvir a voz do Pai. Outra afirmação de Jesus que é negada pela doutrina unicista é esta sobre o Pai: “Jamais tendes ouvido sua voz, nem visto a sua forma” (João 5:37).

    Jesus é Deus (João 1:1; 8:24), e merece a adoração das suas criaturas (Hebreus 1:6; Apocalipse 4:11-14), mas ele é uma pessoa distinta de Deus Pai.

    – por Dennis Allan ( http://www.estudosdabiblia.net/bd14_10.htm)

    Obrigado pela sua atenção!

    ResponderExcluir
  12. gente que isso? na Bíblia não á contradições as pessoas que não a estudam e não entendem.
    1º no capitulo 1 de gêneses conta a historia de todo o planeta terra, inclusive o Homem e a Mulher que fazem parte do planeta, com um proposito de se tornarem filhos de DEUS! mais nesse capitulo é focado a criação da terra como todo.
    Depois Deus Falar "Façamos" Porque Ele não estava só Ele estava com Jesus, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.João 1:1" ou seja Pai, Filho e Espirito Santo.
    Já a partir do 2 capitulo vemos claramente a historia da criação do Homem com mais detalhes.
    Já acerca da chuva, a Bíblia deixa evidencias para crê que choveu sim! antes do diluvia veja Gêneses 1:14"Haja luminares no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.Gênesis 1:14".
    estações todos sabemos que são quatros as estações do ano e o inverno faz parte dele. e o que acontece no inverno? chove! Deus ainda depois do diluvio promete não destruir mais a terra com água enquanto houver "DIA E NOITE, FRIO E CALOR E INVERNO" VEJA EM:"GN 8:21 E 22".
    Espero ter ajudado e estou a disposição!!!...

    ResponderExcluir
  13. QUANDO O LIVRO FOI ESCRITO POR MOISÉS ERAM FOLHAS DE PAPIRO PERGAMINHOS. AINDA NÃO EXISTIAM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS.
    POR ISSO DIGO QUE A CRONOLOGIA DA BÍBLIA SOBRE A CRIAÇÃO DA BÍBLIA NÃO ESTÁ DEVIDAMENTE CERTA. POIS COMO EU DISSE CAPÍTULOS E VERSÍCULOS VIRIAM DEPOIS DE MUITOS ANOS. DEUS É PERFEITO.ELE NÃO E DEUS DE CONFUSÃO. ESTUDEM MAIS ANTES DE FALAR ALGUMA COISA.

    ResponderExcluir
  14. Alessandro Santos, então quer dizer que só porque não havia um sistema de divisão de capítulos e versículos, a cronologia não está devidamente correta? Quantos livros históricos que você conhece que está dividido em capítulos e versículos como a Bíblia? Se eles não estiverem divididos em capítulos e versículos, seriam então uma bagunça total? Bem fraca esta argumentação...

    Então D'us não ditou para Moisés os fatos em ordem cronológica? Estranho isto, você disse que D'us não é um D'us de confusão e perfeito, mas, não foi muito capaz de ditar para Moisés em ordem cronológica como criou todas as coisas... Ficou difícil de entender seu raciocínio, viu?

    É uma pena como não conseguem explicar, pois, é inexplicável. Todos os argumentos se reduzem em "estude mais a Bíblia", "você tem de ler melhor sua Bíblia", "D'us é perfeito", blá-blá-blá. No lugar de procurar desculpas para defender o indefensável, porque não vão estudar de maneira imparcial a Bíblia? Vão descobrir muita coisa que estava debaixo do nariz de vocês o tempo todo mais não puderam enxergar.

    E é para estudar só a Bíblia, viu? Ela mesma dá o testemunho do que ela mesmo é. Mas, para isto tem de estudar, gastar tempo, ler com atenção e ser totalmente imparcial.

    Aceitem minhas melhores recomendações.

    ResponderExcluir
  15. Por que, quando Deus cria o homem no Capítulo 1, ele fala com esse homem no plural, como se fossem mais de uma pessoa?

    Eu te Respontoooo
    Deus tem um filho no céu que é Jesus .Deus falou com Jesus.

    1 : 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

    Só o povo de Deus entende a Bíblia, porque o Espirito de Deus estarrrrrrr nele!!!!!


    Êxodo
    8 : 8 E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.

    Tem o povo de Deus, e tem o povo do Faraó


    rosemeire.arteblog.com.br

    pesquisar na Bíblia - povo

    www.iguga.org

    ResponderExcluir
  16. oi boa noite vcs querem entrar nos mistérios de DEUS na intimidade de DEUS essa resposta só ele pode nos dar as respostas de nossas duvidas agente não conhecemos o no corpo material a Ciência não sabe explicar como que ossos pode se formar no ventre de uma gravida e os mistérios do nosso cérebro queremos se aprofundar na dimensão da criação de DEUS,persevere e estaremos juntos pra perguntar ao senhor jesus por isso por que aquilo imagine se fosse tudo explicadinho não teríamos a curiosidade perderia a graça,só podemos ir aonde nossos pensamentos pode ir essa é a minha opinião. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2:9

    ResponderExcluir
  17. ?Toda á narrativa do gêneses é um mito , cuja origem está na antiga cultura da Suméria , ali, está todos os elementos do gêneses , escrito mais de mil anos antes, mas os crentes precisam acreditar nisto , pois caso contrário irão se suicidar ! é á base de sua fraca fé . são igual aos muçulmanos , estes acreditam na pedra da cabala , mandada por deus[alá] para tirar os pecados dos homens , assim , de branca ficou negra , fica lá na Arábia , em meca , e eles têm uma fé violenta nisto .os crentes do mundo ocidental é á mesma coisa , acreditam nestas lendas fantásticas e anticientíficas do gêneses .numa época que não havia ciência _; era normal os autores atribuírem todos os fenômenos aos deuses , [Deus] e eles acreditavam literalmente nestas histórias , se estes crentes , vivessem na época de Galileu , teriam condenado o sábio , com certeza , este foi condenado com base no livro de Josué 10:13 sobre o movimento do sol , geocentrismo versus heliocentrismo , lógico ,agora que á criança está batizada , como diz o ditado , estes babacas vão dar uma desculpa esfarrapada , dizendo que o texto era simbólico , e com o resto dos relatos da criação á geração futura vai entender que_, não passava de mitos ..

    ResponderExcluir
  18. Alguns firmarão que choveu antes do dilúvio por razão do crescimento dos vegetais. Eu afirmo que a bíblia diz; que o homem foi criado perfeito, portanto a perfeição era física e intelectual. Primeiro Adão antes de pecar regou o jardim............isso mostra que era um homem com uma disposição fora do normal nos dias de hoje. Segundo, quem é que deu nomes a todos os animais? Adão é claro. Agora presta atenção como um homem poderia dar nomes a todos os animais da terra? Ele possui a perfeição a qual Deus tinha dado e após o pecado natural perdeu.

    ResponderExcluir
  19. Que falta de entendimento, para uma coisa tão óbvia... aliás.. só não entende a bíblia quem realmente não quer entender.

    ResponderExcluir
  20. Henrique Rodrigues acredito que todas supostas "contradições" já foram muito bem explicadas pelos comentários anteriores. Acredito que vc que não quer dar o braço a torcer por, vendo algo que mau compreendido por ti, correu e foi publicar na internet sem ter antes colocado em conflito as suas supostas "contradições". Sobre o comentário de Luis da Silva, amigo sugiro vc se atualizar sobre as mais recentes descobertas da arqueologia. Vc ,se for honesto intelectualmente falando, verá que algumas das "crenças sumérias" foram dadas créditos pela comunidade científica e que existem boas chances de os artefatos relatarem fatos verídicos. E mais, existe relatos similares em culturas distintas e geograficamente distantes. Então, tenha cuidado em afirmações sem base alguma.

    ResponderExcluir
  21. Argumento duvidoso, pois o vapor ou neblina que saia da terra tinha condições sim, de plantio, logicamente ocasionando o lavrador.

    ResponderExcluir
  22. Argumento duvidoso, pois o vapor ou neblina que saia da terra tinha condições sim, de plantio, logicamente ocasionando o lavrador.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Adão e eva não precisavam plantar a terra por si só dava seus frutos. Não havia chuva apenas o orvalho que subia da terra era o suficiente para regar plantas e árvores. no entanto, quando Noé falou ao povo o motivo da construção de arca,e que Deus mandaria (chuva) dos céus o povo não acreditou. Pelo simples fato de não conhecerem a chuva. E como falar ao povo de nosso tempo sobre o arrebatamento da igreja ( pessoas) quem acreditaria? Só entrou na arca quem acreditou na palavra de Deus. Assim será no arrebatamento só será lecado quem acredita. No entanto Deus como promessa de não destruir a terra com (agua) deixou-nos o arco íris de sinal. Só que agora não será com água e sim com fogo. Que Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. A pessoa que escreveu este artigo com certeza precisa ler melhor a Bíblia antes de publicar uma outra baboseira, estude um pouco de português também para que você consiga entender melhor o contexto. E essa indagação que você fez por último foi o cúmulo da ignorância. No capítulo 2, a partir do versículo 4, o autor está voltando lá atrás com a intenção de explicar alguns detalhes da criação do homem e da mulher (entre outras coisas), ou seja, Deus não voltou a criar um outro homem. é o que acontece quando se lê a Bíblia em pedaços. Você deve ler o texto completo, e só assim vai entender o contexto.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Não choveu mesmo, pois o arco íris só apareceu após o dilúvio, como físico fiquei intrigado com isso, pois o arco íris é o resultado da refração da luz, que só acontece naturalmente , quando há chuva

    ResponderExcluir
  33. Não choveu mesmo, pois o arco íris só apareceu após o dilúvio, como físico fiquei intrigado com isso, pois o arco íris é o resultado da refração da luz, que só acontece naturalmente , quando há chuva

    ResponderExcluir
  34. Grécia tem mitologia; Roma tem mitologia; Babilônia tem mitologia; China tem mitologia, celtas têm mitologia, etc etc. Já os semitas (hebreus) têm sua mitologia, mas a transformaram em 'fundamento de fé'. O fenômeno seria apenas deles, se essa 'mitologia hebraica' não fosse 'batizada' e adotada pelo imperialismo romano (Justiniano) e por sua Igreja Apostólica.
    A Mitologia Hebraica tomada na literalidade se demonstrou a mais poderosa ferramenta de submissão ideológica dos homens. Devemos ter cuidado de, ao contestar essa Mitologia, não a legitimar: nenhuma mitologia segue um padrão lógico-cartesiano. Acredita quem pode ou quem quer. Boneco de barro virando gente é atribuir um papel muito banal a Deus. Como disse Einstein -- a "Mente Superior" tem funções mais nobres no universo, do que atender aos pedidos no poço dos desejos. Não se trata de negar uma Forma Divina -- que é questão de fé -- trata-se de abandonar a infantilidade.

    ResponderExcluir
  35. Olá irmãos, acredito poder chamá-los assim, afinal temos todos DEUS como pai. Não sejamos arrogantes e nem contenciosos uns com os outros, ninguém pode por mais que julgue saber acreditar ser o dono da verdade, a verdade de DEUS tens muitos mistérios que estão além do nosso entendimento. Se me permitem eu também tenho uma idéia sobre estes questionamentos, mas longe de mim dizer que o que penso seja verdadeiro. Vejam que em gênesis está escrito que naqueles tempos de Noé haviam gigantes e que DEUS estava muito entristecido em ver os filhos de DEUS disputando mulheres com os filhos dos homens, também houve todo o cuidado para descrever que JESUS veio da geração de Adão, pois bem, o construtor de um prédio tem funcionários cada um com sua função e o fato dele construir um prédio não significa que ele fez todas as partes sozinho (com as próprias mãos), pois bem, assim também entendo ter sido a criação do mundo, DEUS projetou e delegou a seus servos que assim o fizessem ( faça-se isto, faça-se aquilo...) e tudo foi feito. DEUS criou o primeiro homem e a primeira mulher mulher ordenando a seus servos e depois criou de própria mão Adão e depois Eva. Como sua última criação se distinguia dos homens anteriores os blindou no jardim do Éden para que os mesmos não precisassem labutar como os demais pois eram imagem e semelhança de DEUS... Quanto à questão da chuva, lembram da pergunta sem resposta: Quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? Esqueceram de perguntar quem nasceu primeiro a semente ou a planta? Prá mim a resposta é que tanto o Ovo quanto a Semente são como projetos, eles antecedem a obra. Precisava chover ou uma certa umidade para fazer germinas as plantas... Mas não importa isto, o que importa é crermos e isto eu acredito que todos aqui cremos, mas todavia não vamos tornar dúvidas em contendas e passarmos a disputar entre irmãos. Louvado seja DEUS, agora e sempre Amém.

    ResponderExcluir
  36. Quanto ao Arco-Íris, me parece que após o Dilúvio DEUS o revelou como símbolo da aliança ... Não está claro que começou a existir o Arco-Íris após o Dilúvio. Este é o meu entendimento, este pode não ser representar o verdadeiro fato, apenas é o que penso.

    ResponderExcluir
  37. Meu Deus
    Como é que alguém que não entende as escrituras
    resolver descontextualizá-la dessa maneira?
    O, meu amigo. Que tristeza.
    A Palavra de Deus é espírito e Vida
    espero que após escrever esse artigo
    você tenha se voltado pra Jesus
    O Espírito Santo, que vem instruir aos que o recebem
    o fará entender as escrituras.

    ResponderExcluir
  38. Louvado seja DEUS, agora e sempre Amém.

    ResponderExcluir
  39. As escrituras são tão simples para compreensão, mas nós os homens!!! Precisamos investigar mais. Claro que não houve chuva antes. Leia Gen. 2:5-6; A tua tradução é um tanto diferente. No vers. 5 (trad. João F. Almeida Corrigida) diz: "toda a planta do campo que "ainda" não estava na terra ...". Veja bem a palavra "ainda", nos mostra que já haviam plantas mas que faltavam outras na terra, isto por falta de chuva. Significa que as que existiam podiam viver do vapor que subia da terra e as que não existiam logicamente deveriam aguardar o tempo com chuva. Para dissertarmos é preciso maior investigação e ter pleno conhecimento da fidedignidade das fontes. Esta publicação pode incorrer à erros graves.

    ResponderExcluir
  40. Esse vapor era o que regava a terra antes do homem lavra-lá ou dé haver chuva. Uma outra dúvida, aparentemente, é o porque Deus criou o homem e a mulher no capítulo 1 versículo 27 e depois voltou a cria-lo no capítulo 2 versículos 18 ao 22. Na verdade o capítulo 2 explica e descreve ação de Deus criando o homem de forma a leva o homem ao entendimento de sua origem de forma mais detalhada entende? A Bíblia muitas vezes é assim, um exemplo é o livro dos reis que contam as histórias dos reis, obviamente, e depois nos livros proféticos seguintes trazem menção do contexto histórico, dos pecados cometidos das perseguições sofridas pelos profetas etc.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  41. Por vezes, quando não estamos bem, precisamos de algum tipo de remédio. As vezes necessitamos de remédios tarjas pretas, que podem nos curar mas também causar severas dependências.... a religião é esse remédio, a Bíblia é a tarja preta... cuidado... descubramos Deus em sua essência. Nenhuma religião e nenhum livro irá superar isso....considerem que a Bíblia possa conter erros e não ser a tal prometida "palavra de Deus".

    ResponderExcluir
  42. De um versículo para outro, em muitos lugares da Bíblia, houve hiatos de tempo indefinidos. Houve muito tempo entre o momento em que Caim pecou e quando se casou. Casou-se com uma parente, pois na época era permitido por Deus, até porque, como é que Adão e Eva deviam se multiplicar e encher a terra?
    O caso da chuva... No início, o vapor regava a terra (Gn 2.6), além do rio que também tinha essa função (2.10). Quanto a chuva... Como ela se forma? Não são os vapores que emergem dos rios sob o calor do sol, que subindo para a atmosfera formam as nuvens donde vem a chuva? A segunda narrativa da formação do homem e outras aparentes contradições, deve-se levar em conta o seguinte: O capítulo 1 foca a formação de todas as coisas. O capítulo 2 foca a criação do Éden e do homem e da mulher. Ainda em tempo: Antes de criar o homem, Deus criou o meio ambiente completo onde pudesse haver vida humana... e ou parando por aqui.

    ResponderExcluir
  43. O que dá a entender na bíblia é que no 1 capitulo de geneses é o que Deus fez e no 2 capitulo é explicado melhor como Deus fez cada coisa.

    ResponderExcluir
  44. I Coríntios Cap. 2.
    14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
    Uma dica para os ateus entenderem essas dúvidas acima: com certeza devem ter sido reprovados em português, em interpretação de texto, observe que no capítulo 1 ele fala da criação, no capítulo 2 ele detalha algumas coisas, mas são as mesmas do capítulo 1, não são outras, os brasileiros não tem hábito de ler, por isso a dificuldade de se interpretar textos.......

    ResponderExcluir
  45. Ninguem sabe de nada
    Só sei q nada sei

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir