Choveu antes do dilúvio

Diluvio

Pastores, em geral, pregam que o dilúvio foi a primeira vez que houve chuva sobre a terra. Para tanto, utilizam-se da passagem de Gênesis 2:5-6, que diz:

Genesis 2:5-6: não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

Esse caso é um exemplo de como pastores não compreendem os textos bíblicos. A coisa é simples, mas para poder fundamentar uma outra passagem mais adiante, modificam o sentido dos versos.

Os versículos de Gênesis expressam claramente que, logo após a criação da Terra, nenhuma planta havia. Isso por dois motivos:

1 – Não havia quem plantasse

2 – Não havia chuva

O texto termina citando um certo vapor que subia da terra e a regava. Porém, esse vapor não podia fazer plantas crescerem, como está escrito. Quem estudou um pouco de portugês e tem bom senso, entende claramente.

Como sabemos, após a criação do homem, houve um jardim. Caim, filho de Adão, era lavrador e, em certo momento, ofereceu frutos em sacrifício a Deus. Noé fez a Arca de madeira. Vemos então que plantas nasceram sobre a terra.

Lembremo-nos que haviam dois requisitos para que as plantas nascessem: lavrador e chuva. Também vamos nos lembrar que o vapor não tinha capacidade de fazer plantas crescerem. Dessa forma, está claro que teve de haver chuva antes do Dilúvio. Pura questão de interpretação de texto. Cuidado que essa pode cair no vestibular. :)

Agora que essa questão está resolvida, vem outras:

  • Se Deus criou as plantas no dia 3, por que após o dia 7, depois de criar toda a Terra, o texto de Gênesis diz que não havia plantas?
  • Por que, após o dia 7, diz que não havia quem plantasse, se Adão foi criado no dia 6?
  • Por que, quando Deus cria o homem no Capítulo 1, ele fala com esse homem no plural, como se fossem mais de uma pessoa?
  • Por que, logo após criar o homem, Deus o manda se multiplicar e encher a terra se, segundo a crença cristã, Deus só pensa em criar a mulher algum tempo depois?
  • Para finalizar, por que Deus volta a criar o homem no capítulo 2? Será que o outro tinha vindo com defeito?

Aguarde os próximos artigos.

10 comentários:

Felippe Silva dos Santos | 25 de setembro de 2009 15:32  

Rapaz vc ta precisando ler mais a biblia vou responder sua perguntas aqui agora...

1- R: Cristãos crêem que Deus criou todas as coisas perfeitas e acabadas.até ai tudo bem mas quem iria regar as plantas para que elas se desenvolvessem? Deus criou o homem para que cuidasse da natureza. Ou você não vê como o mundo esta hj por causa do homem? Deus criou as plantas digamos uma árvore mas digamos se não houve chuva nesse periodo quem cuidaria dela? O homem recebeu essa função.

2- R: por favor me mostre em qual capitulo e em qual versiculo isso esta escrito...

3-R: isso porque Deus é um, mas sua essencia é em 3 pessoas: PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO (a santíssima trindade)

4- R: vc esqueceu de ler o que Deus falou quando fez o homem e a mulher (gensesis 1:27)
entre os cristão ha os que crêem que Deus criou o homem e depois Deus fez a mulher e ha os que acreditam que no mesmo dia Deus fez os dois...Mas na minha opinião eu acredito que foi no mesmo Dia que Deus fez o homem e a mulher, mas em um tempo diferente por exemplo: homem a manhã e a mulher a tarde algo desse tipo (lembrando que isso é um exemplo)

5- Para finalizar, por que Deus volta a criar o homem no capítulo 2? Será que o outro tinha vindo com defeito?
R: creio eu que essa é a pergunta mais fácil de se resolver... No ínicou do capitulo 2 olha o que esta escrito: Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.(genesis 2:04)
Nesse capitulo 2 apartir do versiculo 4 Deus conta novamente como cada coisa foi criada e inclusive fala sobre como era o jardim que Deus havia feito...

Antes de fazer perguntas leia a biblia e procure ler as sagradas escrituras pedindo a Deus entendimento porque, uma coisa eu sei quando uma pessoa pega texto da biblia sem contexto é pretexto pra heresia na certa.
Obrigado e fique com Deus.

eliezer | 1 de setembro de 2010 12:16  

O texto não diz que não havia plantas e sim que não havia ervas no campo.
Adão e Eva não precisavam lavrar a terra no Gênesis encontramos que subia um vapor da terra que regava as plantas.
E que o jardim era regado pelo rio.
Não vi contradição alguma.
Porém contudo digo que feliz será o que crê sem nada ter visto.

Sakuya Jono Katô | 30 de julho de 2011 13:24  

Deus criou as plantas digamos uma árvore mas digamos se não houve chuva nesse periodo quem cuidaria dela? O homem recebeu essa função.

esa foi dificil de entender...
Ele é ninja pra cuidar de todas as plantas?
vc parece tambem nao entender muito.
Todos sabem que a biblia tem contradiçoes
ao menus os que estudam como estudiosos nao como "Fanaticos" Creio em deus sim mas confesso que determinadas partes sao estranhas, um momento que acho estranho eh. so havia a familia de adao, caim se nao me engano foi expulso e foi para uma vila.
como essa vila foi parar la?

Georges | 25 de setembro de 2011 23:03  

Eu creio que o Homem era meio "ninja" sim, com uma capacidade muito acima da que temos hoje, tanto que Deus trouxe a ele os animais para que ele lhes desse nome. Além do mais, antes da queda a crição não produzia cardos e espinhos, cf. Gn 3, portanto, não dava assim tanto trabalho. O homem passou a ter que literalmente suar a camisa depois do pecado. Leia os primeiros capítos do Genesis com um pouco de atenção qe os mistérios se desfazem.

IVONETE | 22 de junho de 2012 16:55  

CREIO

Jefferson Vilela | 16 de agosto de 2012 23:30  

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
Gênesis 2:8-10

Versículo 15 diz:
E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Gênesis 2:15

Acho que essas referências esclarecem quem plantou as primeiras árvores e como eram irrigadas.

Deus abençoe!

Jefferson Vilela

BRASIL | 31 de agosto de 2012 17:18  

não é o que a biblia nós apresenta.Deus abençoe

Jairo Dutra de Moraes | 17 de maio de 2014 19:48  

NÃO - Gn2:5 não fala da d toda a terra, somente jd do Édem que acabara de ser plantado

SIM - Não houve chuva até o dia que iniciou o dilúvio. Gn2:10 explica que nascia um rio que irrigava toda a terra, após se dividia em quatro outros rios.

Jairo Dutra de Moraes | 17 de maio de 2014 19:49  

NÃO - Gn2:5 não fala da d toda a terra, somente jd do Édem que acabara de ser plantado

SIM - Não houve chuva até o dia que iniciou o dilúvio. Gn2:10 explica que nascia um rio que irrigava toda a terra, após se dividia em quatro outros rios.

Diogo Júnior | 6 de setembro de 2014 07:18  

Meu Caro,
A Bíblia é a Palavra de Deus e nela não há contradições, peça orientação a Deus e estude-a com fé, Ela fala de salvação e de modo categórico afirma que aquele que não nascer de novo não verá o Reino de Deus. Aceite a Jesus como seu Salvador Pessoal e O Senhor Deus o capacitará a entender a Sua Palavra.

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.