Choveu antes do dilúvio

Diluvio

Pastores, em geral, pregam que o dilúvio foi a primeira vez que houve chuva sobre a terra. Para tanto, utilizam-se da passagem de Gênesis 2:5-6, que diz:

Genesis 2:5-6: não havia ainda nenhuma planta do campo na terra, pois nenhuma erva do campo tinha ainda brotado; porque o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, nem havia homem para lavrar a terra. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

Esse caso é um exemplo de como pastores não compreendem os textos bíblicos. A coisa é simples, mas para poder fundamentar uma outra passagem mais adiante, modificam o sentido dos versos.

Os versículos de Gênesis expressam claramente que, logo após a criação da Terra, nenhuma planta havia. Isso por dois motivos:

1 – Não havia quem plantasse

2 – Não havia chuva

O texto termina citando um certo vapor que subia da terra e a regava. Porém, esse vapor não podia fazer plantas crescerem, como está escrito. Quem estudou um pouco de portugês e tem bom senso, entende claramente.

Como sabemos, após a criação do homem, houve um jardim. Caim, filho de Adão, era lavrador e, em certo momento, ofereceu frutos em sacrifício a Deus. Noé fez a Arca de madeira. Vemos então que plantas nasceram sobre a terra.

Lembremo-nos que haviam dois requisitos para que as plantas nascessem: lavrador e chuva. Também vamos nos lembrar que o vapor não tinha capacidade de fazer plantas crescerem. Dessa forma, está claro que teve de haver chuva antes do Dilúvio. Pura questão de interpretação de texto. Cuidado que essa pode cair no vestibular. :)

Agora que essa questão está resolvida, vem outras:

  • Se Deus criou as plantas no dia 3, por que após o dia 7, depois de criar toda a Terra, o texto de Gênesis diz que não havia plantas?
  • Por que, após o dia 7, diz que não havia quem plantasse, se Adão foi criado no dia 6?
  • Por que, quando Deus cria o homem no Capítulo 1, ele fala com esse homem no plural, como se fossem mais de uma pessoa?
  • Por que, logo após criar o homem, Deus o manda se multiplicar e encher a terra se, segundo a crença cristã, Deus só pensa em criar a mulher algum tempo depois?
  • Para finalizar, por que Deus volta a criar o homem no capítulo 2? Será que o outro tinha vindo com defeito?

Aguarde os próximos artigos.

36 comentários:

Felippe Silva dos Santos | 25 de setembro de 2009 15:32  

Rapaz vc ta precisando ler mais a biblia vou responder sua perguntas aqui agora...

1- R: Cristãos crêem que Deus criou todas as coisas perfeitas e acabadas.até ai tudo bem mas quem iria regar as plantas para que elas se desenvolvessem? Deus criou o homem para que cuidasse da natureza. Ou você não vê como o mundo esta hj por causa do homem? Deus criou as plantas digamos uma árvore mas digamos se não houve chuva nesse periodo quem cuidaria dela? O homem recebeu essa função.

2- R: por favor me mostre em qual capitulo e em qual versiculo isso esta escrito...

3-R: isso porque Deus é um, mas sua essencia é em 3 pessoas: PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO (a santíssima trindade)

4- R: vc esqueceu de ler o que Deus falou quando fez o homem e a mulher (gensesis 1:27)
entre os cristão ha os que crêem que Deus criou o homem e depois Deus fez a mulher e ha os que acreditam que no mesmo dia Deus fez os dois...Mas na minha opinião eu acredito que foi no mesmo Dia que Deus fez o homem e a mulher, mas em um tempo diferente por exemplo: homem a manhã e a mulher a tarde algo desse tipo (lembrando que isso é um exemplo)

5- Para finalizar, por que Deus volta a criar o homem no capítulo 2? Será que o outro tinha vindo com defeito?
R: creio eu que essa é a pergunta mais fácil de se resolver... No ínicou do capitulo 2 olha o que esta escrito: Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus.(genesis 2:04)
Nesse capitulo 2 apartir do versiculo 4 Deus conta novamente como cada coisa foi criada e inclusive fala sobre como era o jardim que Deus havia feito...

Antes de fazer perguntas leia a biblia e procure ler as sagradas escrituras pedindo a Deus entendimento porque, uma coisa eu sei quando uma pessoa pega texto da biblia sem contexto é pretexto pra heresia na certa.
Obrigado e fique com Deus.

eliezer | 1 de setembro de 2010 12:16  

O texto não diz que não havia plantas e sim que não havia ervas no campo.
Adão e Eva não precisavam lavrar a terra no Gênesis encontramos que subia um vapor da terra que regava as plantas.
E que o jardim era regado pelo rio.
Não vi contradição alguma.
Porém contudo digo que feliz será o que crê sem nada ter visto.

Sakuya Jono Katô | 30 de julho de 2011 13:24  

Deus criou as plantas digamos uma árvore mas digamos se não houve chuva nesse periodo quem cuidaria dela? O homem recebeu essa função.

esa foi dificil de entender...
Ele é ninja pra cuidar de todas as plantas?
vc parece tambem nao entender muito.
Todos sabem que a biblia tem contradiçoes
ao menus os que estudam como estudiosos nao como "Fanaticos" Creio em deus sim mas confesso que determinadas partes sao estranhas, um momento que acho estranho eh. so havia a familia de adao, caim se nao me engano foi expulso e foi para uma vila.
como essa vila foi parar la?

Georges | 25 de setembro de 2011 23:03  

Eu creio que o Homem era meio "ninja" sim, com uma capacidade muito acima da que temos hoje, tanto que Deus trouxe a ele os animais para que ele lhes desse nome. Além do mais, antes da queda a crição não produzia cardos e espinhos, cf. Gn 3, portanto, não dava assim tanto trabalho. O homem passou a ter que literalmente suar a camisa depois do pecado. Leia os primeiros capítos do Genesis com um pouco de atenção qe os mistérios se desfazem.

IVONETE | 22 de junho de 2012 16:55  

CREIO

Jefferson Vilela | 16 de agosto de 2012 23:30  

E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.
E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços.
Gênesis 2:8-10

Versículo 15 diz:
E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.
Gênesis 2:15

Acho que essas referências esclarecem quem plantou as primeiras árvores e como eram irrigadas.

Deus abençoe!

Jefferson Vilela

BRASIL | 31 de agosto de 2012 17:18  

não é o que a biblia nós apresenta.Deus abençoe

Jairo Dutra de Moraes | 17 de maio de 2014 19:48  

NÃO - Gn2:5 não fala da d toda a terra, somente jd do Édem que acabara de ser plantado

SIM - Não houve chuva até o dia que iniciou o dilúvio. Gn2:10 explica que nascia um rio que irrigava toda a terra, após se dividia em quatro outros rios.

Diogo Júnior | 6 de setembro de 2014 07:18  

Meu Caro,
A Bíblia é a Palavra de Deus e nela não há contradições, peça orientação a Deus e estude-a com fé, Ela fala de salvação e de modo categórico afirma que aquele que não nascer de novo não verá o Reino de Deus. Aceite a Jesus como seu Salvador Pessoal e O Senhor Deus o capacitará a entender a Sua Palavra.

Henrique Rodrigues | 3 de setembro de 2015 12:36  

Todos falaram o de sempre e nunca explicam algo com relevancia, a não ser que o autor do artigo tem de aceitar a Jesus como seu salvador pessoal. Francamente, pense se isto fosse a solução para tudo? Simplesmente ainda estariamos acreditando que a Terra é o centro do universo. (rs) Brincadeiras a parte, agora respondam isto: A Bíblia é bem clara quando diz que Deus criou tudo para durar eternamente. (Eclesiastes 3:14) e homem só veio a morrer porque desobedeceu, isto é pecou contra Deus (Romanos 5:12) Então como explicar que o homem foi expulso do Édem para não comer da Árvore da Vida afim de que ele vivesse para sempre? (Gên. 3:22-24, o termo hebraico traduzido 'para sempre" significa literalmente viver "por tempo indefinido") Significa que ele morreria de todo modo, caso ele não comesse desta árvore? Então, o apóstolo Paulo se enganou que a causa da morte era o pecado?

Unknown | 16 de novembro de 2015 09:25  

Vejo que vc não intende e nada da Bíblia, pra começar quando Deus criou a terra ele fez nela um jardim do éden onde era perfeito, os frutos davam por si só... Quando andao e Eva pecam deus os amaldiçoa e aí ele disse: do teu próprio suor terá que planta... Ou seja dali pra frente eles teriam que fazer alguma coisa, e mais onde na Bíblia fala sobre Trindade??? Mi diz o capítulo e versículo que diz sobre um deus triênio???? Existe Deus, deus, Espírito Santo...tem que ler mais um pouco amigo a Trindade e uma idéia criada por pessoas ela,única existiu, são Pai Filho, Espírito Santo (força ativa de deus)não são uma só pessoa como diz a Trindade, obrigado...

luzanira | 20 de novembro de 2015 13:27  

Levando pela lógica,Adão passou muitos anos cuidando das plantas, dando nomes pra elas, pros animais sozinho, sua companhia era Deus . Foi quando o próprio Senhor quis lhe dar uma companheira pois todos os animais tinham as suas.
Outra coisa, eu não acredito que não ouve chuva antes do dilúvio. O Espírito Santo repousava sobre as águas....havia céu e terra, será que não havia núvens ainda? Mudou o jeito de funcionar? A água evaporada vinha por debaixo da terra em vez de chuva? ( Escreva quem quiser, leia quem souber e só o bom entendedor entende.

Unknown | 20 de novembro de 2015 14:31  

''29 O que o meu Pai me deu é maior do que todas as outras coisas, e ninguém pode arrancá-las da mão do Pai.
30 Eu e o Pai somos um.” JOÃO 10.29,30
O Pai e o Filho São Uma Só Pessoa?

Certamente, há coisas difíceis de entender nas Escrituras, mas devemos ter cuidado para não deturpar a verdade para a nossa destruição. Mesmo se alguém enfrentar alguma dificuldade em explicar o que a Bíblia diz, jamais devemos contradizer a palavra do Senhor. A Bíblia claramente ensina que o Pai e o Filho são duas pessoas distintas. Vamos considerar alguns exemplos deste ensinamento bíblico que nos levam a rejeitar a doutrina unicista.

Jesus veio do Pai e voltou ao Pai (João 16:28). Este comentário de Jesus é um de vários que mostram uma distinção. Ele estava em um lugar (na terra) enquanto o Pai estava em outro (o céu).

Jesus e o Pai dão o testemunho de duas pessoas. Qualquer doutrina humana que nega a palavra do Senhor precisa ser totalmente rejeitada. A doutrina unicista invalida os argumentos de Jesus no evangelho de João e deve ser rejeitada. Considere o que Jesus disse:

“Se eu julgo, o meu juízo é verdadeiro, porque não sou eu só, porém eu e aquele que me enviou. Também na vossa lei está escrito que o testemunho de duas pessoas é verdadeiro. Eu testifico de mim mesmo, e o Pai, que me enviou, também testifica de mim” (João 8:16-18).

“Se eu testifico a respeito de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro. Outro é o que testifica a meu respeito, e sei que é verdadeiro o testemunho que dá de mim. . . . O Pai, que me enviou, esse mesmo é que tem dado testemunho de mim” (João 5:31-37).

Pessoas ouviram a voz de Jesus sem ouvir a voz do Pai. Outra afirmação de Jesus que é negada pela doutrina unicista é esta sobre o Pai: “Jamais tendes ouvido sua voz, nem visto a sua forma” (João 5:37).

Jesus é Deus (João 1:1; 8:24), e merece a adoração das suas criaturas (Hebreus 1:6; Apocalipse 4:11-14), mas ele é uma pessoa distinta de Deus Pai.

– por Dennis Allan ( http://www.estudosdabiblia.net/bd14_10.htm)

Obrigado pela sua atenção!

davi | 21 de novembro de 2015 14:21  

gente que isso? na Bíblia não á contradições as pessoas que não a estudam e não entendem.
1º no capitulo 1 de gêneses conta a historia de todo o planeta terra, inclusive o Homem e a Mulher que fazem parte do planeta, com um proposito de se tornarem filhos de DEUS! mais nesse capitulo é focado a criação da terra como todo.
Depois Deus Falar "Façamos" Porque Ele não estava só Ele estava com Jesus, "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.João 1:1" ou seja Pai, Filho e Espirito Santo.
Já a partir do 2 capitulo vemos claramente a historia da criação do Homem com mais detalhes.
Já acerca da chuva, a Bíblia deixa evidencias para crê que choveu sim! antes do diluvia veja Gêneses 1:14"Haja luminares no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos.Gênesis 1:14".
estações todos sabemos que são quatros as estações do ano e o inverno faz parte dele. e o que acontece no inverno? chove! Deus ainda depois do diluvio promete não destruir mais a terra com água enquanto houver "DIA E NOITE, FRIO E CALOR E INVERNO" VEJA EM:"GN 8:21 E 22".
Espero ter ajudado e estou a disposição!!!...

Alessandro Santos | 24 de novembro de 2015 12:19  

QUANDO O LIVRO FOI ESCRITO POR MOISÉS ERAM FOLHAS DE PAPIRO PERGAMINHOS. AINDA NÃO EXISTIAM CAPÍTULOS E VERSÍCULOS.
POR ISSO DIGO QUE A CRONOLOGIA DA BÍBLIA SOBRE A CRIAÇÃO DA BÍBLIA NÃO ESTÁ DEVIDAMENTE CERTA. POIS COMO EU DISSE CAPÍTULOS E VERSÍCULOS VIRIAM DEPOIS DE MUITOS ANOS. DEUS É PERFEITO.ELE NÃO E DEUS DE CONFUSÃO. ESTUDEM MAIS ANTES DE FALAR ALGUMA COISA.

Henrique Rodrigues | 25 de novembro de 2015 10:39  

Alessandro Santos, então quer dizer que só porque não havia um sistema de divisão de capítulos e versículos, a cronologia não está devidamente correta? Quantos livros históricos que você conhece que está dividido em capítulos e versículos como a Bíblia? Se eles não estiverem divididos em capítulos e versículos, seriam então uma bagunça total? Bem fraca esta argumentação...

Então D'us não ditou para Moisés os fatos em ordem cronológica? Estranho isto, você disse que D'us não é um D'us de confusão e perfeito, mas, não foi muito capaz de ditar para Moisés em ordem cronológica como criou todas as coisas... Ficou difícil de entender seu raciocínio, viu?

É uma pena como não conseguem explicar, pois, é inexplicável. Todos os argumentos se reduzem em "estude mais a Bíblia", "você tem de ler melhor sua Bíblia", "D'us é perfeito", blá-blá-blá. No lugar de procurar desculpas para defender o indefensável, porque não vão estudar de maneira imparcial a Bíblia? Vão descobrir muita coisa que estava debaixo do nariz de vocês o tempo todo mais não puderam enxergar.

E é para estudar só a Bíblia, viu? Ela mesma dá o testemunho do que ela mesmo é. Mas, para isto tem de estudar, gastar tempo, ler com atenção e ser totalmente imparcial.

Aceitem minhas melhores recomendações.

rosemeire | 14 de dezembro de 2015 08:56  

Por que, quando Deus cria o homem no Capítulo 1, ele fala com esse homem no plural, como se fossem mais de uma pessoa?

Eu te Respontoooo
Deus tem um filho no céu que é Jesus .Deus falou com Jesus.

1 : 26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Só o povo de Deus entende a Bíblia, porque o Espirito de Deus estarrrrrrr nele!!!!!


Êxodo
8 : 8 E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao SENHOR que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao SENHOR.

Tem o povo de Deus, e tem o povo do Faraó


rosemeire.arteblog.com.br

pesquisar na Bíblia - povo

www.iguga.org

Unknown | 14 de dezembro de 2015 19:26  

oi boa noite vcs querem entrar nos mistérios de DEUS na intimidade de DEUS essa resposta só ele pode nos dar as respostas de nossas duvidas agente não conhecemos o no corpo material a Ciência não sabe explicar como que ossos pode se formar no ventre de uma gravida e os mistérios do nosso cérebro queremos se aprofundar na dimensão da criação de DEUS,persevere e estaremos juntos pra perguntar ao senhor jesus por isso por que aquilo imagine se fosse tudo explicadinho não teríamos a curiosidade perderia a graça,só podemos ir aonde nossos pensamentos pode ir essa é a minha opinião. Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam." 1 Coríntios 2:9

Joao Paulo Silva | 31 de dezembro de 2015 09:52  

Outra pergunta originando da sua. Como Ninrod sendo Neto de Noé, suponhamos que foi de autoria dele a primeira ordem mundial. Como ele arrumou tanta gente pra trabalhar pra ele na Torre de babel. Sendo apenas duas gerações depois de Noé. Cam e seu filho Ninrod?

luis da silva | 10 de janeiro de 2016 09:23  

?Toda á narrativa do gêneses é um mito , cuja origem está na antiga cultura da Suméria , ali, está todos os elementos do gêneses , escrito mais de mil anos antes, mas os crentes precisam acreditar nisto , pois caso contrário irão se suicidar ! é á base de sua fraca fé . são igual aos muçulmanos , estes acreditam na pedra da cabala , mandada por deus[alá] para tirar os pecados dos homens , assim , de branca ficou negra , fica lá na Arábia , em meca , e eles têm uma fé violenta nisto .os crentes do mundo ocidental é á mesma coisa , acreditam nestas lendas fantásticas e anticientíficas do gêneses .numa época que não havia ciência _; era normal os autores atribuírem todos os fenômenos aos deuses , [Deus] e eles acreditavam literalmente nestas histórias , se estes crentes , vivessem na época de Galileu , teriam condenado o sábio , com certeza , este foi condenado com base no livro de Josué 10:13 sobre o movimento do sol , geocentrismo versus heliocentrismo , lógico ,agora que á criança está batizada , como diz o ditado , estes babacas vão dar uma desculpa esfarrapada , dizendo que o texto era simbólico , e com o resto dos relatos da criação á geração futura vai entender que_, não passava de mitos ..

neidson feitoza | 17 de janeiro de 2016 08:41  

Todos os processos fisico/químicos que explicam a o processo da chuva e fotossintese nao existiam antes do dilúvio passou! Me poupem! Seus fanáticos!

cristiano Barbosa | 14 de fevereiro de 2016 12:38  

Alguns firmarão que choveu antes do dilúvio por razão do crescimento dos vegetais. Eu afirmo que a bíblia diz; que o homem foi criado perfeito, portanto a perfeição era física e intelectual. Primeiro Adão antes de pecar regou o jardim............isso mostra que era um homem com uma disposição fora do normal nos dias de hoje. Segundo, quem é que deu nomes a todos os animais? Adão é claro. Agora presta atenção como um homem poderia dar nomes a todos os animais da terra? Ele possui a perfeição a qual Deus tinha dado e após o pecado natural perdeu.

Unknown | 7 de abril de 2016 08:32  

Que falta de entendimento, para uma coisa tão óbvia... aliás.. só não entende a bíblia quem realmente não quer entender.

Welisson Moura dos Santos | 24 de junho de 2016 00:41  

Henrique Rodrigues acredito que todas supostas "contradições" já foram muito bem explicadas pelos comentários anteriores. Acredito que vc que não quer dar o braço a torcer por, vendo algo que mau compreendido por ti, correu e foi publicar na internet sem ter antes colocado em conflito as suas supostas "contradições". Sobre o comentário de Luis da Silva, amigo sugiro vc se atualizar sobre as mais recentes descobertas da arqueologia. Vc ,se for honesto intelectualmente falando, verá que algumas das "crenças sumérias" foram dadas créditos pela comunidade científica e que existem boas chances de os artefatos relatarem fatos verídicos. E mais, existe relatos similares em culturas distintas e geograficamente distantes. Então, tenha cuidado em afirmações sem base alguma.

Unknown | 2 de julho de 2016 19:34  

Argumento duvidoso, pois o vapor ou neblina que saia da terra tinha condições sim, de plantio, logicamente ocasionando o lavrador.

Pedro Jireel | 2 de julho de 2016 19:35  

Argumento duvidoso, pois o vapor ou neblina que saia da terra tinha condições sim, de plantio, logicamente ocasionando o lavrador.

Cristiano augusto moreira | 17 de agosto de 2016 21:19  

oi

Cristiano augusto moreira | 17 de agosto de 2016 22:09  

A pergunta é choveu antes do dilúvio, é claro que sim está escrito em génesis 2:5 diz que nao brotava porque Deus nao tinha feito chover sobre a terra,e nao havia homem para lavrar a terra,no 3:23 Deus lançou fora do jardim do Éden o homem para lavrar a terra ,pensamos,no suor do teu rosto,comeras o teu pao3:19,Espulso do jardim agora tem o homem que lavrar a terra trabalhar no suor comeras.Isaias 55:10 porque,assim como desce a chuva e a neve dos ceus,e para la nao tornam,mas regam a terra e a fazem produzir e brotar,e dar semente ao semeador,e pao ao que come,Hebreus 6:7 porque a terra que embebe a chuva,que muitas vezes cai sobre ela,e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada,recebe a bencão de Deus ,Meus queridos em Cristo Jesus depois que o homem foi lançado fora ele e todos tiveram que lavrar trabalhar produzir e com isso Deus abençou com a chuva para fazer brotar as sementes para eles ,lembra que em Génesis 2:5 nao brotava porque Deus nao tinha feito chover e nao havia homem para lavrar a terra Deus fez o homem subia o vapor e regava a terra ,isso no Éden,agora no 3:23 o homem fora do Éden para lavrar a terra e agora é vapor ou chuva .Deus abençoe nós todos Isaias 55:10

Cristiano augusto moreira | 17 de agosto de 2016 22:12  

Amém

Cristiano augusto moreira | 17 de agosto de 2016 22:22  

OI

Paulo josue quos Quos | 18 de agosto de 2016 13:20  

Adão e eva não precisavam plantar a terra por si só dava seus frutos. Não havia chuva apenas o orvalho que subia da terra era o suficiente para regar plantas e árvores. no entanto, quando Noé falou ao povo o motivo da construção de arca,e que Deus mandaria (chuva) dos céus o povo não acreditou. Pelo simples fato de não conhecerem a chuva. E como falar ao povo de nosso tempo sobre o arrebatamento da igreja ( pessoas) quem acreditaria? Só entrou na arca quem acreditou na palavra de Deus. Assim será no arrebatamento só será lecado quem acredita. No entanto Deus como promessa de não destruir a terra com (agua) deixou-nos o arco íris de sinal. Só que agora não será com água e sim com fogo. Que Deus tenha misericórdia de nós.

Cristiano augusto moreira | 19 de agosto de 2016 19:06  

cade o meu comenterioooooooooooooooooooo

Cristiano augusto moreira | 19 de agosto de 2016 19:06  

cade o meu comenterioooooooooooooooooooo

Ingrid R* | 23 de agosto de 2016 11:35  

A pessoa que escreveu este artigo com certeza precisa ler melhor a Bíblia antes de publicar uma outra baboseira, estude um pouco de português também para que você consiga entender melhor o contexto. E essa indagação que você fez por último foi o cúmulo da ignorância. No capítulo 2, a partir do versículo 4, o autor está voltando lá atrás com a intenção de explicar alguns detalhes da criação do homem e da mulher (entre outras coisas), ou seja, Deus não voltou a criar um outro homem. é o que acontece quando se lê a Bíblia em pedaços. Você deve ler o texto completo, e só assim vai entender o contexto.

Cristiano augusto moreira | 24 de agosto de 2016 21:45  

Uma boa noite para todos os irmãos a paz de Deus habite em vossos corações.No capitulo 2 de genesis é sobre a formação do jardim do Éden,e nessa formação o escritor inspirado pelo ESpirito Santo escreve que Deus não tinha feito chover sobre a terra ,não brotava,não havia o homem para lavrar a terra .Mas o escritor diz que um vapor subia e regava a face da terra Deus fez o homem, Deus plantou um jardim ,Deus fez brotar da terra toda árvore,um rio regava o jardim.Tudo isso todos nós sabemos.Mas a pergunta é se choveu antes do dilúvio,a resposta é que sim choveu,Deus lançou para fora do jardim do Éden o homem por causa do pecado,do erro,agora o homem tem que trabalhar,lavrar a terra .O homem não esta mais no jardim,será que ainda o vapor que regava o jardim vai regar a terra,a qual o homem foi lançado,o rio que regava a terra no jardim tambem esta guardado lá, ou vai chover para regar a terra,ou esse vapor é aquele que todos nós sabemos que forma as nuvens e faz chover.Está bem claro que choveu,chovia e chove ate hoje,Caim foi lavrador da terra ele plantava,e como que brotava,antes de Caim todos plantava,essa que é a pergunta,pois eles estão fora do jardim o pecado é visivel as coisas já não é mais como no jardim ,a glória a perfeição que era no Éden.Comeras no suor do teu trabalho,por esse motivo eu com toda certeza creio que choveu antes do dilúvio.Isaias 55:10 que a chuva desce do céu,rega,faz produzir,brota,da semente ao semeador e pão ao que come.Choveu simmmmmmmmmmmmmmmm antes do dilúvio ou pensem que de Adão ate o dilúvio não choveu.Amém meus queridos a paz de Deus e a graça do nosso Senhor Jesus Cristo habite em vossos corações.

Tote | 28 de agosto de 2016 08:11  

Não choveu mesmo, pois o arco íris só apareceu após o dilúvio, como físico fiquei intrigado com isso, pois o arco íris é o resultado da refração da luz, que só acontece naturalmente , quando há chuva

Postar um comentário

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.