Header Ads

Deus se arrepende ou não?


Onipotência, onipresença e onisciência. Os três grandes atributos de Deus. Hoje vou tratar um pouco deste último, a onisciência.

Essa palavra pode ser entendida como um saber absoluto ou o conhecimento infinito sobre todas as coisas. É assim como definem os dicionários. Portanto, um ser que é onisciente tem a capacidade de saber tudo, sobre tudo, em qualquer época (passado, presente e futuro).

Alguém com esse atributo é capaz de tomar decisões sem correr o risco de se arrepender posteriormente. E, pelo que ensinam por aí, Deus tem essa capacidade. Então, é de se esperar que ele nunca se arrependa de suas ações.

De acordo com Moisés (pelo menos é como se prega), no livro de Números 23, versículo 19:

Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

Perfeito! Se está escrito na Bíblia, deve ser verdade.

Porém, não é bem assim. Moisés parece que se esqueceu do que havia escrito em Gênesis 6, versículo 6:

Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

Podem ainda ser citadas outras duas passagens que afirmam que Deus se arrependeu. Ambas são encontradas no capítulo 15 do livro de  Samuel I, nos versículos 11 e 35:

Arrependo-me de haver posto a Saul como rei; porquanto deixou de me seguir, e não cumpriu as minhas palavras. Então Samuel se contristou, e clamou ao Senhor a noite toda.
Ora, Samuel nunca mais viu a Saul até o dia da sua morte, mas Samuel teve dó de Saul. E o Senhor se arrependeu de haver posto a Saul rei sobre Israel.

Pelo que se vê das passagens citadas, Deus se arrependeu algumas vezes. Assim, seguindo o raciocínio de Números 23:19, Deus é sim bem humano.

E se Deus se arrepende de suas ações, como fica a sua onisciência?

Pelo jeito Deus sabe muito menos do que imagina.

Um comentário:

  1. Realmente quando lemos com a nossa cultura ocidental, realmente temos esta interpretação, dai vamos ao velho e bom raciocínio, de quando um texto parece está contraditório.
    Primeira análise, qual foi a língua escrita a passagem?
    aramaico, hebraico ou grego?
    no hebraico (arrepender-se, nos contextos acima = naham que tem vários significados como consolar, apiedar-se, pesar. ou seja Deus sabia pois ele é Onisciente , mas que ficou triste com aquela situação.
    Exemplo é quando temos um filho com uma tendência ruim, onde mesmo vai ter liberdade de escolha, porém o amor que temos tem que vir condicionado ao livre arbítrio.
    Existem várias passagens que parecem contraditórias, porém com uma análise séria e correta vai sumir as dúvidas.
    Um abraço
    Diego Sales
    Instrutor Bíblico voluntário da igreja adventista do sétimo dia ilha do governador

    ResponderExcluir